Transmissão Ao Vivo Festa de Santo Estevão Diácono

Seja bem vindo ao blog da Paróquia Santo Estevão Diácono de Caicó - RN

Transmissão Ao Vivo

Catequese



CATEQUESE


Catecismo (do latim tadio catechismus, por sua vez originado do termo grego κατηχισμός, ou catequese (do latim tadio catechesis, por sua vez do grego κατήχησις, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão. É a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar.
Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese (ou catecismo) é feita com a presença de um instrutor, ensinando a viva voz. Variações da palavra catequese aparecem, na Bíblia Sagrada, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1.4, se diz que Teófilo "foi catequizado".

 

Catequese narrativa

Um trabalho realizado com o apoio de leigos e jesuítas. Uma catequese fundamentada na contação de histórias bíblicas. José de Anchieta no passado trabalhava muito com arte como um modo de iniciar os indígenas na experiência de fé cristã, era catequese narrativa. Este termo não é novo, tem sua inspiração na catequese mistagógica dos Padres da Igreja (Santo Ambrósio de Milão, São Cirilo de Jerusalém e Tertuliano de Cartago).
A catequese é muito importante para converter e fortalecer a fé dos fiéis: como por exemplo, desperta nas crianças e jovens o desejo de seguir Jesus, acreditando na verdade e sabedoria de seus ensinamentos.

Relação de catecismos:

Católicos

  • Catecismo da Igreja Católica
  • Compêndio do Catecismo da Igreja Católica
  • Catecismo de São Pio X
  • YouCat – Catecismo para Jovens


NOSSA PARÓQUIA
A Catequese em preparação para a 1ª Eucaristia acolhe crianças entre 07 (sete) e 11 (onze) anos não só da paróquia, mais de outras comunidades. Acontece, atualmente, graças ao trabalho voluntário de algumas mulheres na Paróquia que recebem cursos de formação pelas Irmãs de Belém que atuam na Coordenação Diocesana de Catequese.
Dona Maria Iolanda de Souza que responde pela coordenação paroquial da catequese para a 1ª Eucaristia desde 1999, conta com a importante colaboração das voluntárias Maria das Graças Pereira Ribeiro, Claudênia Andrade Ferreira e Antônia Medeiros Lopes. Seus trabalhos catequéticos são realizados nas dependências da Praça da Áustria na Antiga Escola Santo Estevão Diácono com, atualmente, 05 (cinco) turmas de crianças selecionadas por faixa etária, totalizando 97 crianças que cumprirão o período de 02 (dois) anos de preparação para chegarem à 1ª Eucaristia, de forma que acontece todos os anos essa conclusão.
Para o ano de 2013, o período estimado de inscrições para novas crianças é por volta do mês de Abril.
A catequese na Comunidade Barra da Espingarda


A catequese na Barra da Espingarda funciona da seguinte maneira: A 1ª Eucaristia 
atualmente conta com 13 catequizandos, os quais se reúnem quinzenalmente aos domingos com a duração do encontro de, pelo menos, duas horas, com seu início marcado para as 08h na Escola Municipal Severino Paulino de Souza.

     A turma de Crismandos tem a mesma quantidade de jovens participando também se reúnem quinzenalmente no mesmo local, sendo no horário da tarde, das 15h às 17h.

     A evangelização destas crianças e destes jovens é feita pela catequista Francineide Azevêdo Cunha, que mesmo com dificuldade continua na missão de evangelizá-los. Muitos convites foram feitos mas nenhum com resposta animadora, como Jesus mesmo nos ensina no evangelho de São Mateus: "a messe e grande e os operários são poucos" (cf. Mt 9, 37)
A messe é grande, mas os operários são poucos.

A messe é grande, mas os operários são poucos.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/47/9.php#ixzz2D4T3jhRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário