Transmissão Ao Vivo Festa de Santo Estevão Diácono

Seja bem vindo ao blog da Paróquia Santo Estevão Diácono de Caicó - RN

Transmissão Ao Vivo

Nossa Paróquia


PARÓQUIA SANTO ESTEVÃO DIÁCONO

NOSSA COMUNIDADE

            No ano de 1957, o Papa Pio XII mandou uma circular para os bispos do mundo inteiro chamada “FIDEI DONUM” (que quer dizer o Presente da Fé), onde ele expressa sua grande preocupação com a igreja do “3º Mundo”.
No ano de 1961 (25 de Dezembro), após o VATICANO II desenterrar este documento, foram criados vários seminários na Europa onde estudavam e moravam juntos europeus e latino-americanos onde nosso Padre Edmund Kagerer, frequentou o Colégio para América Latina na Bélgica.
Em novembro de 1969, Padre Edmund chegou à nossa Diocese para passar um período inicial de 03 (três) anos. Como português bastante arrastado e como quebra galho na pastoral das comunidades sem padre e nos bairros de taipa da periferia de Caicó. No caminho para o Açude Itans – escondido e envergonhado no meio das matas – encontrava-se um projeto habitacional para 400 quatrocentas famílias carentes, nas gavetas da prefeitura encontrava-se um esboço do governo Walfredo Gurgel do ano de 1969 como o nome de PROJETO NÚCLEO HABITACIONAL DE CAICÓ e, na grande enchente de 1974, o então prefeito Manoel Torres (im memoriam) se lembrou desta construção abndonada e mandou uma parte do povo cujas casas a água tinha carregado. A população então começou a invadir e se apossar das casas.
O pensamento de construir uma capela e algumas salas de aula nasceu quando uma tempestade carregou, em Nova Descoberta, o pé de algaroba em cuja sombra costumava-se celebrar a missa dominical. No dia 24 DE NOVEMBRO DE 1974, Dom Tavares inaugurou com missa festiva e presença do clero caicoense e do povo em geral a Capela e as primeiras quatro salas de aula. No mesmo domingo à tarde, uma tempestade destruiu o telhado de brasilite, conforme o comentário do Pe. Tércio de Araújo, Pároco de São José: “para a glória de Deus e o bem das professoras e alunos”. E assim nasceu Santo Estevão de Caicó que, em pouco tempo, se desenvolveu e cresceu, ganhando desempenho e estima dos seus moradores, funcionários e alunos.
Apenas para conhecimento, alguns dados de 1978: O Centro tinha 1000 alunos matriculados, 75 funcionários. O posto médico funcionava com farmácia, enfermeiroa, dentista e médico; 2.875 atendimentos anuais.


DE ÁREA PASTORAL AUTÔNOMA À PARÓQUIA

A comunidade foi decretada Área Pastoral Autônoma de Santo Estevão Diácono no dia 28 de Dezembro de 1997, pelo então Bispo Diocesano de Caicó, Dom Jaime Vieira Rocha, sendo assim desmembrada das paróquias de Sant’Ana e São José, ambas de Caicó –RN. Sua área de atuação ficou compreendida da seguinte forma:
Ao Norte –> Limita-se com a Paróquia de Sant’Ana, tendo como linha divisória a BR 427, seguindo até o limite com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Jardim do Seridó;
Ao Sul –>      Limita-se com a Paróquia do Divino Espírito Santo – Ouro Branco e o município de Várzea – PB.
Ao Leste –>  Limita-se novamente com a Paróquia do Divino Espírito Santo – Ouro Branco.
Ao Oeste –> Limita-se com a Paróquia São José,tendo como linha divisória a Avenida Antônio Vieira no bairro Nova Descoberta, seguindo uma linha reta e imaginária até a estrada que liga Caicó a São João do Sabugi, no ponto em que se bifoca com a Estrada do Distrito Palma, seguindo até a divisa com Várzea – PB.
            Oficialmente, a Área Pastoral só foi oficialmente instalada a partir de 1º de Janeiro de 1998, ficando sob a responsabilidade pastoral e administrativa dos Vigários Paroquiais Padre Edmund Kagerer e Pe. Amaurilo José da Silva.

A PARÓQUIA

            De acordo com o decreto número 02 de onze de Junho do ano de 2000, Ano Santo do Jubileu da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, exatamente às 16 horas, teve início o solene pontifical durante o qual fora criada a PARÓQUIA SANTO ESTEVAO DIÁCONO. A solenidade teve início com uma procissão oriunda do antigo prédio da Igreja do citado santo, dirigindo-se para o novo prédio edificado para sediar a paróquia ora criada. Concluída a procissão, o Exmo. Revmo. Dom Jaime Vieira Rocha, determinou ao Chanceler da Cúria que procedesse à leitura do decreto de criação da citada paróquia.
Estavam presentes e concelebraram com o Sr. Bispo os seguintes sacerdotes: Pe. Amaurilo José da Silva, primeiro vigário paroquial e Chanceler da Cúria; Pe. Edmund Kagerer, primeiro pároco de Santo Estevão Diácono, idealizou e construiu o novo templo; Mons. Antenor Salvino de Araújo, pároco da Catedral de Sant’Ana de Caicó; Pe. Alexandre Lopes Pereira, pároco de Nossa Senhora de Fátima em Caicó e cerimoniário; Mons. Ausônio Tércio de Araújo, vigário geral e pároco de São José, de cuja sede esta nova paróquia se desmembrara, grande número de fiéis e ao Diáconos Permanentes Manoel Cassiano de Figueiredo Rocha e José Milton Lopes.

O CENTRO PAROQUIAL


            Por ocasião do 15 de Novembro de 2004 a paróquia Santo Estevão comemorou ou 35 anos da chegada do Padre Edmund Kagerer e inaugurou o Centro e Casa Paroquial, onde o então vigário paroquial, padre Gleiber Dantas de Melo mudou-se do Centro Pastoral dom Wagner para o Lar Sacerdotal, localizado no 1º andar. À frente do Centro Paroquial encontra-se destacado, em alto relevo o logo tipo da Paróquia, onde pode-se identificar as mãos do nosso Mártir Padroeiro segurando uma ramagem verde e as pedras. Abaixo do alto-relevo encontra-se a frase de autoria do Padre Edmund, demonstrando sua preocupação com a evangelização: “Nossa preocupação é o homem, Nossa esperança o Senhor”.

OS SACERDOTES
            Desde a criação de nossa paróquia atéos dias atuais, só possuímos dois párocos que são eles: Padre Edmund Kagerer, primeiro pároco, iealizou e construiu o novo templo, e atualmente o Padre Ivanoff da Costa Pereira. Hoje o Pe. Edmund é o Pároco Emérito, ou seja encontra-se aposentado, porém seu amor pela Eucaristia faz com que continue celebrando.
Nosso primeiro vigário paroquial foi o Pe. Amaurilo José da Silva, nomeado desde 1º de Janeiro de 1998, permancendo na paróquia até o dia 28 de Junho de 2000, quando recebeu o comunicado e chamado a servir na Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde assumiria uma paróquia recém criada e confiada à Diocese de Caicó. Não houve por parte do Vigário nenhum gesto ou sentimento de rejeição à decisão do Bispo, pois entendeu que seria necessário estar sempre disponível para servir a Cristo e sua Igreja.
            Com a saída do Padre Amaurilo, foi nomeado pelo Sr. Bispo Dom Jaime, o Pe. Aldo de Souto Santos como vigário paroquial em 12 de Agosto de 2000. O mesmo permaneceu entre nós somente até o dia 31 do mês de dezembro, onde foi designado a ser Administrador Paroquial em Ouro Branco.
            Mais uma vez a Paróquia se encontrava sem vigário paroquial, quando no dia 04 de Março de 2001 o Pe. Ruxley Bernardino dos Santos foi nomeado Vigário paroquial de Santo Estevão. Este perdurou trabalhando junto à comunidade até o início da semana santa do ano de 2003.
Na mesma data tivemos a nomeação do Pe. Gleiber Dantas de Melo para exercer a função de vigário paroquial, ficando à serviço de nossa comunidade até o dia 1º de março de 2006.
Padre Alexsandro Araújo de Medeiros foi-nos enviado para auxiliar o pároco Padre Edmund, no dia 1º de Março de 2006, uma quarta-feira de cinzas, tempo santo da quaresma e segundo ano das Santas Missões Populares. No dia 08 de outubro do ano em questão, tom posse o 6º Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.
No dia 14 de Dezembro de 2006 o Sr. Bispo Diocesano, Dom Delson, anuncia as mudanças feitas, dentre elas: a aposentadoria do nosso Pároco, Pe. Edmund, a transferência do Padre Alexsandro para ser reitor do Seminário Santo Cura D’Ars e a nomeação do Pe. Ivanoff como novo vigário paroquial.
            No dia 04 de Março de 2007, às 19hs com missa solene, o Padre Ivanoff da Costa Pereira toma posse como nosso novo vigário paroquial. No dia 27 de Maio, tendo em vista a solicitação da aposentadoria do Pe. Edmund, o Bispo Diocesano Dom Delson, nomeia o Padre Ivanoff da Costa Pereira a Pároco de Santo Estevão Diácono em missa da Solenidade de Pentecostes em seu primeiro ano de pastoreio.

2 comentários:

  1. Boa noite. Gostaria de entrar em contato por email com o Padre Alexsandro Araujo de Medeiros que fez uma tradução de um texto em latim para o meu pai (Stênio Carvalho Lima) em 2007. É muito importante que eu consiga falar com ele, pois a tradução foi perdida e gostaria de saber se o Padre ainda tem uma cópia. Obrigado. Meu email: fabiofclima@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Alguém teria o telefone ou e-mail do Padre Alexsandro Araujo de Medeiros? Ele é o único tradutor juramntado de Latim e preciso de uma tradução com urgência. Meu email é laeliademelo@gmail.com e meu tel é (84)8128=5814

    ResponderExcluir