Transmissão Ao Vivo Festa de Santo Estevão Diácono

Seja bem vindo ao blog da Paróquia Santo Estevão Diácono de Caicó - RN

Transmissão Ao Vivo

Infância Missionária


INFÂNCIA MISSIONÁRIA
           

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Carlos Forbin Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários.
Como fazer? Dom Carlos conversou com Paulina Jaricot. Ela, quando jovem, tinha dado início à Obra da Propagação da Fé. Ouvindo o plano de Dom Carlos, apoiou a ideia dele, definiu essa iniciativa como “Obra da Propagação da Fé para as crianças”. Ela mesma expressou seu desejo de se alistar como primeira associada para a divulgação da Obra.
Era preciso fazer alguma coisa: Dom Carlos Forbin Janson resol­veu convocar as crianças para socorrer as crianças. Propôs às crianças da França que ajudassem outras crianças, recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheiro por mês; assim surgiu a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.
Era, sem dúvida, a primeira vez que na história da Igreja se confiava às crianças um papel missionário específico: salvar as crianças inocentes, para fazer delas pequenos discípulos missionários.
Embora tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. O resgate, o batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da Infância e Adolescência Missionária. Um plano ambicioso: prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças.
Dom Carlos tinha em mente visitar uma após a outra as nações da Europa, pregando esta nova cruzada de batismo, educação e resgate das crianças chinesas, e, uma vez garantida a Obra, embarcar ele pró­prio para aquele país, onde esperava que Deus lhe desse a graça de misturar seu sangue ao sangue dos outros mártires. Mas, esgotado com tanta atividade, sua saúde não resistiu, enquanto sua Obra se ia difundindo. No dia de sua morte repentina, em 11 de julho de 1844, a Obra da Santa Infância estava estabelecida em 65 dioceses.
Hoje a IAM está presente em todos os continentes, em mais de 130 países.
a) É uma OBRA: distingue-se  de  uma  atividade  apostólica  transitória. Sua organização, a presença em todo o mundo e a experiência de mais de 150 anos testemunham sua validade e eficiência.
b) É MISSIONÁRIA:  não  é  somente um organismo de solidariedade com as crianças pobres nas missões para oferecer-lhes comida, roupas, educação e assistência sanitária. Mas é missionária porque educa as crianças na fé, na abertura universal. Pelo compromisso do batismo partilham esta fé e seus bens com todas as crianças.
c) É PONTIFÍCIA: foi aprovada e assumida pelo Papa como Obra evangelizadora e colocada a serviço de toda a Igreja.
d) É da INFÂNCIA: os protagonistas são as crianças e os pré-adolescentes que se dedicam em favor de todas as crianças da terra, independentemente de cultura, raça ou religião.
e) É  da  INFÂNCIA  MISSIONÁRIA:  é  obra  das  crianças  em  favor  das crianças. Elas se organizam e se formam para serem bons missionários e missionárias para a evangelização e a fraternidade universal.


NOSSA PARÓQUIA



           
            Contamos hoje com cerca de 20 crianças participando do grupo acessorado por Jovens do Grupo de Jovens da paróquia. São 05 acessores que incentivam as crianças a viverem o amor fraterno, fazer caridade, rezar pelo próximo e evangelizar suas famílias.
            As reuniões acontecem nas dependências da Antiga Escola Santo Estevão todos os Sábados às 15hs.
Ainda contamos com a alegria de ter uma de nossas acessoras na coordenação da IAM no Zonal I de nossa Diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário