Transmissão Ao Vivo Festa de Santo Estevão Diácono

Seja bem vindo ao blog da Paróquia Santo Estevão Diácono de Caicó - RN

Transmissão Ao Vivo

Legião de Maria





LEGIÃO DE MARIA

A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos que servem à Igreja de forma voluntária. Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano por Frank Duff em 7 de setembro de 1921.
Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 3 milhões de membros em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica. A associação é mais forte na Coréia do Sul, nas Filipinas, no Brasil, na Argentina e no Congo. Estes países possuem entre 250.000 e 500.000 membros, cada.
Seu atual presidente é Tommy McCabe.
O objetivo dos legionários de Maria é ‘‘sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo’’.
O apostolado da Legião de Maria consiste em atividades dirigidas a todos os homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres, bem como àqueles que estão à margem da sociedade (sem abrigo, prostitutas, prisioneiros, etc), católicos ou não. Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais, ao invés de auxílio material, reservado a outras associações. Os membros da Legião de Maria são divididos em dois tipos: ativos e auxiliares. Os últimos se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria. Já os membros ativos devem rezar participar da reunião semanal do seu Praesidium, rezar diariamente a Catena Legionis (corrente legionária; principal oração da associação) e executar um trabalho legionário.

 

Estrutura

A organização da Legião baseia-se no exército romano, começando com o Praesidium como sua menor unidade, e subindo a partir daí. O Praesidium geralmente compreende um grupo de 4-20 membros, que se reúne semanalmente em sua paróquia .
A Cúria é o próximo nível, e uma Cúria supervisiona vários Praesidia (plural de Praesidium). O próximo nível é o Comitium, que é responsável por várias Curiae, geralmente sobre uma área como uma cidade de médio ou uma parte de uma província. O nível seguinte é a Regia , encarregado de territórios maiores, como uma província ou estado (no Brasil e EUA. O Senatus é o próximo nível mais alto, e geralmente tem controle sobre o Regiae em uma área muito grande, geralmente um país ou território muito grande.
No Brasil, por exemplo, há oito Senatus: Nossa Senhora Aparecida (primeiro Senatus do Brasil e de países de língua portuguesa) com sede em São Paulo que compreende os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Assunta com sede em Ponta Grossa (PR) que compreende os estado do Paraná e Santa Catarina; Imaculada com sede em Belo Horizonte que compreende apenas Minas Gerais; Assunta do Rio de Janeiro que compreende os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Pará; Imaculada de Salvador que compreende os estados da Bahia, Sergipe, parte de Alagoas; Nossa Senhora Medianeira com sede em Recife que compreende os estados de Pernambuco e parte de Alagoas; Fidélis com sede em São Luiz que compreende o Maranhão e Piauí; Imaculada com sede em Fortaleza que compreende o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O Concilium Legionis é o mais alto nível. Tem a sua sede em Dublin, na Irlanda, e tem controle sobre tudo da Legião. Cada nível da Legião de Maria tem os mesmos agentes: o Presidente, vice-presidente, o secretário, o tesoureiro e diretor espiritual. Este último deve ser um sacerdote ou um religioso. Todos os outros cargos são ocupados por leigos, homens ou mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário