Transmissão Ao Vivo Festa de Santo Estevão Diácono

Seja bem vindo ao blog da Paróquia Santo Estevão Diácono de Caicó - RN

Transmissão Ao Vivo

Pastoral do Batismo


PASTORAL DO BATISMO

Educa pais e padrinhos na doutrina cristã e desperta a consciência para o compromisso cristão de comunhão e participação comunitária.

1. A preparação para a recepção do Batismo é indispensável e deverá ser feita preferencialmente na própria comunidade paroquial, igreja matriz ou capelas públicas.
2. Os presbíteros, diáconos e secretárias paroquiais acolham, com simpatia e fraternidade, pais ou responsáveis quando os procurarem para o batizado de seus filhos.
3. A preparação é válida para os pais e padrinhos por dois anos.
4. A preparação para o Batismo seja feita, em situações normais, comunitariamente, para grupos de pais e padrinhos/madrinhas. No caso de adolescentes, jovens ou adultos não batizados, sejam reunidos em grupos para a catequese batismal.
5. O tempo mínimo de preparação para o Batismo, no caso de crianças, é de pelo menos um encontro dos pais e padrinhos, sempre em dias anteriores ao batizado, com a duração mínima de duas horas.
6. Recomenda-se vivamente a todos os párocos da Diocese um empenho no sentido de que, pouco a pouco, a preparação dos pais, padrinhos e madrinhas seja prolongada para vários encontros durante o mês que precede o Batismo, tempo durante o qual sejam incentivados à freqüência nas Missas de preceito e à integração na vida da comunidade.
7. Formem-se, pelo menos uma vez ao ano, em todas as paróquias, grupos de catequese para adultos sem os Sacramentos de Iniciação Cristã. Tenham estes cursos de preparação pelo menos quatro meses, com encontros semanais. Para adultos utilize-se sempre o Rito de Iniciação Cristã de Adultos, não fazendo nunca a pura adaptação do rito do batismo de crianças para estes casos.
8. Constitua-se em todas as paróquias a equipe de preparadores do Batismo, sob a responsabilidade maior do Pároco, do Vigário Paroquial ou Diácono Permanente. Confie-se essa equipe a um(a) coordenador(a). Cuide-se de que tais encontros de preparação sejam prazerosos para os que dele participam.
9. O Pároco deverá dar o Certificado de preparação de pais e padrinhos/madrinhas no caso em que, excepcionalmente, o batizado seja realizado em outra Paróquia da Diocese, ou outra Diocese, ou em Santuários.

Em NOSSA PARÓQUIA as reuniões de preparação batismal acontecem, normalmente, no 3º domingo de cada mês com início às 08hs se estendendo até as 10hs da manhã. Temos um total de 09 casais envolvidos auxiliando, dando palestra e participando de nossa coordenação, que é encabeçada por Maria Zeneide e Luiz Flávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário